Imagine este cenário: Um projeto imprescindível, necessário para a saúde da empresa, um grande desafio. Demissões semanais que atingem a área de projetos e certamente a sua equipe. Dias difíceis, tensos e de revolta. Um grande teste para qualquer líder.Se neste momento esmorecer ou deixar-se abater pela situação, isto será espelhado em todo time. Não só o projeto não terá êxito, como a moral da equipe estará baixa, levando os seus membros à revolta, depressão e estresse.
Cada membro da equipe deve ser tratado em suas angustias e revoltas. Um a um, pois cada um deles tem sua história, e será afetado de forma diferente pelo momento que está passando. Cada um deve ser ouvido em privacidade, com bons ouvidos. Compreensão neste momento é muito importante. Ele deve se sentir apoiado, acolhido e deve ter certeza que seu líder o tem na mais alta estima e conhece o seu valor. Papel do líder fazê-lo entender que deve contribuir como sempre o fez para conclusão do projeto, mostrar o seu nível profissional, sua responsabilidade para com o sucesso do projeto e mais ainda para com os outros membros da sua equipe.
Esse entendimento não irá surgir na crise, essa relação de confiança já deve ter sido criada anteriormente. A equipe precisará entender que, neste momento, o que tem que ser mostrado para a empresa é que ali estão pessoas de alto nível profissional, e que, independente do clima criado pela
insegurança do momento, eles estarão lá, serão profissionais fazendo o melhor trabalho possível.
Seja o mais sincero nestes momentos de crise. Nao minta , nem tente amenizar a situação, o risco que todos correm de demissão. Porem se todos tiverem sido ouvidos e tiverem dado seu de acordo em colaborar para terminar com sucesso seu projeto, as coisas poderão ser gerenciadas de forma mais humana e verdadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário