quarta-feira, 25 de março de 2015

Ética – O primeiro passo.

A Ética deve ser guia mestre das ações do Gerente de Projetos. A cada instante nos deparamos com problemas e situações morais, envolvendo valores humanos. Para analisar esses problemas devemos nos orientar pelas qualidades que consideramos boas e desejáveis e quais as atitudes que devemos tomar para resolvê-los. 
Stob (1978) conceitua a ética dizendo que ela é descrita como a ciência da moralidade. Ele utiliza em suas proposições o ser humano, o julgamento, valores e avaliações da forma de um indivíduo se conduzir ações críticas relativas à ética e com a forma voluntária do homem se conduzir, e como ele será julgado como bom ou mal. A referência do bom e do mal em relação a um único, conclusivo e determinante princípio ou valor moral, que seja enraizado e comprovado como realidade. Warwick (2011) descreve que desde os filósofos gregos até pelo menos a década de 1970, as várias versões dominantes da ética filosófica tem sido, esmagadoramente, focada no bem-estar dos homens, tanto individualmente, quanto coletivamente, junto com idéias concomitantes de respeito por nós mesmos.
 Mendes (2006) declara que nos últimos anos o PMI (Project Management Institute) tem se dedicado, cada vez mais, em discutir conceitos voltados ao comportamento ético dos Gerentes de Projetos. Incentivos à formação de grupos de discussão têm sido dado por essa instituição, objetivando discutir padrões de conduta, valores éticos e algumas situações com as quais este profissional inevitavelmente irá se deparar ao longo de sua gestão. Decorrente disso, continua o autor, o PMI Member Ethical Standards Member Code of Ethics (www.pmi.org) reúne orientações sobre ética em projetos e mostra que a responsabilidade profissional e integridade do gestor devem estar pautadas em um conjunto de habilidades, que envolvem integridade e profissionalismo, compartilhamento de lições aprendidas, melhores práticas, continuidade do aprendizado com o aperfeiçoamento da equipe de trabalho e equilíbrio de interesses evitando conflitos e estimulando a interação profissional e cooperativa.
Grandes empresas têm o código de ética bem definido e claro. Seus funcionários tomam conhecimento desse código e se comprometem formalmente com ele, garantindo assim um comportamento homogêneo. Desta forma, é mantido ao cliente o compromisso com o sigilo das informações confidenciais por parte dos membros alocados nas equipes de projeto, principalmente de seu gestor, como também a integridade frente a conflitos de interesses de forma a não comprometer os seus legítimos interesses. Mais especificamente, os gestores, certificados ou não, além do conjunto de atribuições técnicas e metodológicas, necessitam conhecer o código de ética da profissão para evitar incorrer em erros que possam comprometer a corporação.
 Mendes (2006) finaliza dizendo que a ética em projetos está relacionada principalmente ao conflito de interesses. E aconselha não ser recomendado trabalhar diretamente para o concorrente, parceiro, fornecedor ou cliente. Tampouco é recomendável prestar serviços de consultoria e ou participar de conselhos consultivos de diretorias externa à organização de origem. Lista ainda como proibições receber presentes, viagens e comissões, que poderão ser caracterizadas como “propinas”, se o projeto for auditado. 

Bibliografia: 
Stob, H. (1978). Ethical Reflections: Essays on Moral Themes. Michigan:Stob, Henry. William B. Eerdmans Publishings Co. 

Warnick, F. (2011). Foundations of a General Ethics: Selves, Sentient Beings, and Other Responsively Cohesive Structures. Cambridge: Cambridge University Press. 

Mendes, A. (2006). Gestão do Conhecimento – Quebrando paradigmas individuais. 
Acesso em: Junho de 2013.Disponível em: http://www.imasters.com.br/artigo/3784/governanca/gestaodoconhecimentoquebrandoparadigmasindividuais 

Paiva, D.R.J (2013). Ética, Educação Ambiental e o Gerenciamento de Projetos,
uma nova mentalidade para um novo mundo. Porto Rico: Universidad Internacional Ibero Americana.  Disponível sob consulta através deste Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário