sábado, 21 de março de 2015

Ética, Educação Ambiental e o Gerenciamento de Projetos, uma nova mentalidade para um novo mundo.

Com o desenvolvimento sustentável, as empresas estão buscando práticas que não prejudiquem o meio ambiente e que estejam de acordo com os preceitos de responsabilidade social. Acompanhando a evolução das empresas começam a surgir novas metodologias para “projetos verdes”, que pretendem dar aos processos de projetos e seus produtos resultantes uma maior consciência dos impactos eco-ambientais, financeiros e sociais permitindo às empresas ampliar seu compromisso com a mudança por entender suas próprias limitações, a partir de uma perspectiva de projeto e alinhando-o com a estratégia global da organização.

Estas metodologias foram baseadas em conceitos pré-definidos que visam relatórios e índices de sustentabilidade e se alinham a normas internacionais. Elas são tecnológicas, tratam da gestão dos projetos e de itens mensuráveis para o seu sucesso, os quais referem–se tanto a indicadores de desempenho financeiro e de processos, que já são do dia a dia desses profissionais, quanto a  itens do desempenho pessoal e a desempenho  ambiental (Energia, resíduos, transporte, uso da água, materiais e recursos). Além disso, tratam também da avaliação do impacto ambiental e das medidas tomadas para diminuir os efeitos destes impactos ou aumentar as oportunidades de melhorias do meio ambiente.Matérias específicas que dificilmente poderão ser tratadas através de planilhas, formulários ou modelos. As habilidades interpessoais são assuntos recentes na gerência de projeto, e os problemas ambientais acabam de chegar com a sustentabilidade empresarial.
Os gerentes de projeto verdes, diante desta nova visão não sabem fazer face a este novo desafio.Sem  o conhecimento necessário para vislumbrar as oportunidades de equilibrar e harmonizar interesses sociais e ambientais e econômicos, que estejam além dos itens mencionados ou na  metodologia, ou nas diretrizes de sustentabilidade das empresas.

Agora , com a inclusão da sustentabilidade empresarial, novas diretrizes e políticas  passam a ser contempladas pelos projetos e consequentemente pela sua gestão.
A tendência é sempre tecnológica, o projeto verde é  uma nova metodologia que contempla os requisitos, que possibilita acompanhamento e gestão dos mesmos. Porém, não é disso que se trata a sustentabilidade.
Na graduação de Administração, por exemplo, está incluída a Educação ambiental para que os futuros administradores possam levar a sustentabilidade às empresas. Da mesma forma o gerenciamento de projetos  precisa tomar o rumo certo para a formação dos seus profissionais verdes pois em sua formação não está incluída a Educação Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário