March 28, 2015 By
Cada líder de sucesso aprendeu a ser um líder, não frequentando as aulas sobre liderança, mas por "ser" um líder. Quando eu olho para trás, os líderes de sucesso que eu conheço pessoalmente, e quando examino os maiores líderes da história de vida e de negócios, uma série de semelhanças marcantes emergem:
"Para as coisas que temos de aprender antes que possamos fazê-las, aprendemos fazendo-as."
- Aristóteles, Ética a Nicômaco
- Eles faziam o inferno para alcançar uma meta ambiciosa. Esta foi sua principal motivação.
- Eles aprenderam principalmente, não a partir de modelos de liderança desenvolvidos pela liderança "especialistas", mas a partir de modelos da vida real quem admiravam.
- Eles procuraram mentores confiáveis, aos quais não tinham medo de perguntar as perguntas difíceis quando aparecem
- Eles dominaram as habilidades relacionais, de rede e
comunicação necessárias para atrair e reter os recursos e talentos que iriam
ajudá-los a alcançar a sua meta ambiciosa.
Eu chamo os 4Ms:
- Motivadores
- Modelos
- Mentores
- Maestria
Por que isso? A minha própria opinião sobre isso é que a liderança é uma decisão, não uma posição. Porém o quero dizer é se você realmente quer ser um líder que você precisa para tomar a decisão de ir atrás de uma meta ambiciosa. Muitas pessoas em posições de liderança, especialmente os seniors, evitam isso porque a sua carreira e seu cheque de pagamento lhes é garantido, independentemente do que eles alcançam. Se um CEO decide jogar pelo seguro, segue-se que a sua decisão tem um efeito "trickle down" em sua organização, onde todos em uma posição de liderança optam pelo seguro. Eu não estou defendendo o estabelecimento de metas imprudentes, mas estou sugerindo a alta administração para começar.
Você começa a sua jornada para se tornar um grande líder por ficar motivado para alcançar uma meta AMBICIOSA, não participando de mais cursos de desenvolvimento de liderança. Desenvolvimento de habilidades de liderança e cursos são importantes somente depois de se tomar a decisão de liderar pela definição uma meta ambiciosa. Se você está tendo dificuldade em estabelecer uma meta verdadeiramente ambiciosa ou grande, aqui estão alguns exemplos do mundo real (alguns são missões / visões, alguns são objetivos estratégicos):
- Presidente John F. Kennedy: Esta nação deve comprometer-se a alcançar a meta, antes que esta década acabe, de colocar um homem na Lua e retorná-lo em segurança para a Terra.
- Susan G. Komen® for the Cure: Um mundo sem câncer de mama.
- Novo Nordisk: Para prevenir, tratar e, finalmente, curar diabetes.
- FedEx: The World on Time.
- Disney: Nós fazer as pessoas felizes
- Mattel: Para ser as maiores marcas de brinquedo - hoje e amanhã.
- Amazon: Para construir um lugar onde as pessoas podem vir a encontrar e descobrir qualquer coisa que quiser comprar online.
- SpaceX: Ative a exploração humana e liquidação de Marte.
- AIESEC: Envolver-se e desenvolver todos os jovens do mundo.
- Google: organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil.
- Microsoft: Um computador em cada mesa e em cada casa.
- Habitat para a Humanidade: Um mundo onde todos têm um lugar seguro e digno para viver.
- SolarAid: Erradicar a lâmpada de querosene da África até 2020 através da criação de um mercado sustentável de luzes solares.
- Zappos: Para prestar o melhor serviço possível ao cliente.
http://www.affinitymc.com/you-cannot-become-a-leader-by-attending-leadership-courses/