terça-feira, 14 de abril de 2015

A Ética nas empresas



 “A empresa que não pugna por um comportamento ético, estará fatalmente fadada ao insucesso”. (Ourives (2002, p.1)
A pessoa e a organização são mais eficientes quando há congruência entre os valores e as crenças a respeito de como o trabalho deve ser feito, e as expectativas e exigências da organização em relação ao sucesso.
A ética empresarial pode ser definida como o comportamento da empresa quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade, é o olhar desperto para o outro,  a atividade dirigida para o outro. Consiste na busca do interesse comum, ou seja, do empresário, do consumidor e do trabalhador. Há um renascimento da ética nos negócios e o grande desafio ético está em acabar com a pobreza e a opressão.
A evolução do conceito de ética nas empresas e nos negócios a partir da década de 60 :

  • Década de 60 - Uma das primeiras preocupações éticas no âmbito empresarial, revela-se pelos debates que ocorreram nos países de origem alemã. Com isso se pretendeu incluir os funcionários nos conselhos de administração das organizações;
  • Década de 70 - Os primeiros estudos de ética nos negócios ocorreram nos Estados Unidos, quando aconteceu a expansão das multinacionais da Europa e dos Estados Unidos, como também a abertura de subsidiárias em todos os continentes. Os códigos de ética corporativos são criados visando amenizar o choque cultural entre as matrizes e suas subsidiárias em outros países;

  • Década de 80 - Esforços isolados de Professores Universitários nos EUA, Europa e Faculdades de Administração e Programas de MBA.  Surge a primeira revista científica: "Journal of Business Ethics";

  • Década de 90 - Foi criada a ISBEE - International Society for Business, Economics and Ethics visando a formação de um fórum adequado para essa discussão. Aconteceu o I Congresso Mundial da ISBEE no Japão em 1996. Neste congresso foi destacada a existência de três modos inter-relacionados de abordagem da ética no âmbito das empresas, como é mostrado na figura a seguir:

  • Final do milênio - Aparecem as ONGs (Organizações Não Governamentais).


A empresa se fortalece com a ética empresarial. Sua reputação, o reconhecimento destes valores pelos seus funcionários,clientes, fornecedores e pela sociedade   a fortalecem e geram resultados positivos.

No Brasil as discussões e trabalhos sobre Ética Empresarial se iniciaram em São Paulo. A ESAN - Escola Superior de Administração de Negócios, primeira faculdade de administração do país, privilegiou desde seu início o ensino da ética nos cursos de graduação.
Em 1992, o MEC - Ministério da Educação e Cultura - sugeriu formalmente que todos os cursos de administração, em nível de graduação e pós-graduação, incluíssem em seu currículo a disciplina de Ética. O CRA - Conselho Regional de Administração e a Fundação FIDES reuniram em São Paulo mais de cem representantes de faculdades de administração, que se comprometeram a seguir a instrução do MEC;
Ainda em 1992, a Fundação FIDES - Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social desenvolveu uma sólida pesquisa sobre a Ética nas Empresas Brasileiras. A Fundação Getúlio Vargas em São Paulo criou o CENE - Centro de Estudos de Ética nos Negócios;

Atualmente, há várias Faculdades de Administração de Empresas, Educação  e de Economia que incluíram o ensino de Ética em seus currículos. 



[1] The Journal of Business Ethics começou em 1982 com 4 volums por ano , editado por Springer Netherlands

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